Bandeira, Brasão e Hino de Tremembé - SP - Símbolos Municipais
s í m b o l o s
Tremembeense

Tremembé

São Paulo / Brasil

Símbolos Municipais de Tremembé


Esta página apresenta bandeira, brasão e hino do município de Tremembé.

Bandeira de Tremembé


A autoria da Bandeira de Tremembé é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação da Bandeira de Tremembé se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].



Download da Bandeira

           



Brasão de Tremembé


A autoria do Brasão de Tremembé é de 0. A regulamentação do Brasão de Tremembé se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ]. O Listel do Brasão de Tremembé é [ aguarde atualização ].



“DESCRIÇÃO DO ESCUDO”
No quartel do chefe, a destra, em campo de sinople, um arado em jalde. Ainda no quartel do chefe, a sinistra, em campo argente, a efígie do Bom Jesus com características próprias. No último quartel, um campo blau, separado de um campo sinople por três montanhas em jalde; no campo em sinople uma faixa ondulada em argente.
Como suportes, hastes de arroz espigadas a destra e ramo de café frutado a sinistra, ambos ao natural e entrecruzados em ponta. No listel, em campo jalde, palavras e números em sable inscrevem: “TREMEMBÉ LABOR OMNIA VINCIT” – 20/02/1866 – 26/11/1896. Em cima, coroa mural de ouro.
✅ “HISTÓRICO”
O escudo redondo, conhecido como clássico flamengo-ibérico, foi introduzido na Península Ibérica por ocasião das lutas contra os mouros, passando a ser chamado escudo português.
Com ele procuramos homenagear nossos antepassados colonizadores e a origem do fundador de nossa cidade “Capitão Mor Manoel da Costa Cabral”.
O sinople do primeiro campo simboliza a honradez, a civilidade, a cortesia de nosso povo e sua esperança no dia de amanhã; o arado em jalde, significa o esplendor da força agrícola de nosso município; protegido pelo Senhor Bom Jesus, Padroeiro de nossa cidade, que também está neste campo tal qual é visto em seu altar.
O blau do terceiro campo representa o céu límpido e o clima ameno de nossa cidade. As montanhas em jalde representam a Serra da Mantiqueira, com toda a sua imponência e beleza, emoldurando o horizonte do município, formando uma paisagem digna de um quadro que somente o Onipotente poderia criar.
A sinople neste campo significa as nossas várzeas, férteis terras de lavoura, cortadas pelos meandros do sereno Paraíba do Sul, representado pela faixa argente, e de onde vem a origem do nome de nosso município: “TERE-MEMBÉ”, nome dado pelos índios guaianases que habitavam neste local, e seu significado é: terras baixas e alagadiças, cortadas por rio sinuoso e sereno, tal qual eram nossas várzeas, hoje domadas pela vontade, força e tenacidade do povo de nossa terra.
Como suporte, o ramo de café, a sinistra, significa a força que fez prosperar nosso Município no século passado, e as hastes de arroz, a destra, representam nossa atual fonte de riqueza. No listel dourado, as palavras em sable: “TREMEMBÉ LABOR OMNIA VINCIT”, significam: TREMEMBÉ VENCENDO PELO TRABALHO”, e nas extremidades as datas 20/02/1866, a destra, significando sua elevação a Freguesia, e 26/11/1896, a sinistra, sua emancipação política.
A coroa mural que o sobrepõe é símbolo universal dos brasões de domínio; é de ouro, por ser o metal destinado às coroas de primeira Ordem, com quatro torres e quatro portas em sable, das quais apenas três são visíveis em perspectiva, classificando assim a cidade como Sede do Município.

Download do Brasão

           





Hino de Tremembé


A autoria da letra do Hino de Tremembé é de Hélio de Souza Moraes, Odair Ribeiro da Neves Filho e a autoria da música do Hino de Tremembé é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação do Hino de Tremembé se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].

Letra

O belo pôr-do-sol da Mantiqueira
Manoel Costa Cabral, se encantou
Da mata imaginou uma bandeira
E a nossa Tremembé ele fundou…



Oh! Tremembé dos trapistas
Tua história nos conduz
A um passado de conquistas
Terra do Senhor Bom Jesus…



Teus campos se cobriram de dourado
Nas mãos que semearam arrozais
A ordem dos trapistas do passado
Semente que não morrerá jamais…



Oh! Tremembé dos trapistas
Tua história nos conduz
A um passado de conquistas
Terra do Senhor Bom Jesus…



Um nobre rio tens beijando os pés
Murmurando feito mil madrigais
Em tributo a ti, minha Tremembé
Passarinhos gorjeiam em corais…



Oh! Tremembé dos trapistas
Tua história nos conduz
A um passado de conquistas
Terra do Senhor Bom Jesus…



Tuas igrejas de sinos tangentes
De sonoros chamamentos de paz
O labor e a fé de tua gente
Te engrandece e muito orgulho nos traz…



Oh! Tremembé dos trapistas
Tua história nos conduz
A um passado de conquistas
Terra do Senhor Bom Jesus.

Download do Hino


           





Última Atualização

21/02/2025 00:00



Compartilhar

Reivindicar Autoria