Bandeira, Brasão e Hino de Mogi Guaçu - SP - Símbolos Municipais
s í m b o l o s
Guaçuano

Mogi Guaçu

São Paulo / Brasil

Símbolos Municipais de Mogi Guaçu


Esta página apresenta bandeira, brasão e hino do município de Mogi Guaçu.

Bandeira de Mogi Guaçu


A autoria da Bandeira de Mogi Guaçu é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação da Bandeira de Mogi Guaçu se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].



O uso da Bandeira Municipal foi instituído pela Lei n° 492, em 22 de julho de 1966, pelo então prefeito Antônio Giovani Lanzi. Ela carrega as cores amarelo e vermelho com o Brasão ao centro. Cada cor tem seu significado: o vermelho, por exemplo, representa um tipo de argila abundante na região, o taguá, enquanto que, o amarelo, a riqueza que essa argila trouxe para o município.

Download da Bandeira

           



Brasão de Mogi Guaçu


A autoria do Brasão de Mogi Guaçu é de 0. A regulamentação do Brasão de Mogi Guaçu se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ]. O Listel do Brasão de Mogi Guaçu é [ aguarde atualização ].



Em 21 de agosto de 1959, o então prefeito Carlos Franco de Faria promulgou a Lei Municipal n° 243, que instituiu o Brasão de Armas do município. O Brasão remete ao desenvolvimento histórico da cidade. Ele pode ser descrito na sua composição como um escudo redondo, português, dividido em três partes, alçado por uma coroa mural de prata e, no alto de sua porta principal, um escudete ovalado blão (azul) com uma flor de lis. Ao lado esquerdo do Brasão, tem destaque no fundo azul um gibão de bandeirante e, no lado direito, no fundo goles (vermelho), um forno de olaria de prata. No terceiro campo, sínople (verde), uma faixa de prata ondulante, com um suporte à direita de um ramo de café frutificado e à esquerda um ramo de algodoeiro encapulhado. Em um listel ou moldura de prata, no fundo do Brasão, escritos em letras goles (vermelha), a legenda latina "Honor et Glória".

O algodão, o café e o gibão são referentes aos bandeirantes e o forno de olaria às cerâmicas. As partes verdes do Brasão significam os campos e a faixa branca sinuosa que corta a parte verde representa o Rio Mogi Guaçu.

Download do Brasão

           





Hino de Mogi Guaçu


A autoria da letra do Hino de Mogi Guaçu é de Ademir Sebastião Bernardi e a autoria da música do Hino de Mogi Guaçu é de Wildes Antonio Bruscato. A regulamentação do Hino de Mogi Guaçu se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].

Letra

O Hino de Mogi Guaçu foi promulgado em 29 de agosto de 2007 pela Lei Municipal n° 4.385, pelo então prefeito Hélio Miachon Bueno. A data foi escolhida em comemoração aos 130 anos do município, fundado em 9 de abril de 1877. Desde então, a letra e a música do hino foram declaradas patrimônio cultural da cidade. A composição da obra foi feita por Ademir Sebastião Bernardi, responsável pela letra, e Wildes Antonio Bruscato, responsável pela melodia. A letra faz menção às cerâmicas - um dos símbolos da cidade -, ao Rio Mogi Guaçu e aos bandeirantes.


Despertando pra aurora da vida,
Este povo de grande valor
Levantou chaminé, que erguida,
É a bandeira da raça e labor.

A fumaça desenha no céu
Braço forte desta brava gente
Que recebe a quem aqui chega
Pra plantar uma fértil semente.

Neste nobre berço,
Terra sagrada por Bandeirante,
O seu povo forma
Elos de uma paz gigante.

Rio que corta seu pródigo seio
É a artéria do seu coração.
Caudaloso, fecundo desliza
Dando fé a este povo em ação.

Este celebre chão se orgulha
De colher cada dia um sucesso.
Da estrada de bois ao asfalto,
Há notícia do nosso progresso.

Esta é Mogi Guaçu:
Alegre terra e dadivosa.
Em seu seio encerra
Tradição laboriosa.

Download do Hino


           





Última Atualização

21/02/2025 00:00



Compartilhar

Reivindicar Autoria